13 de julho de 2016 Juntos abordo

Fortaleza, feiras e mercados que são um paraíso!

Há muito o que fazer em uma cidade como Fortaleza, mas percorrer as feiras e mercados de artesanato da cidade certamente está entre as mais importantes! Se prepare para encher a mala:

 

Centro de Artesanato do Ceará – CEART

Centro de Artesanato do Ceara

Foto: The Fashion Hall 

Com cerca de 42 mil artesãos cadastrados, o Ceart oferece diversidade e muita qualidade. Cada produto vem com um selo onde consta o nome do artesão que fez a peça. Lá você vai encontrar peças de areia colorida, argila, fios e tecidos, madeira, fibra vegetal, couro e o papel/xilogravura. O centro conta com dois endereços: A matriz, um espaço maior e com mais produtos, fica na Av. Santos Dumont, 1589 A, Aldeota e uma filial estratégica no Centro Dragão do Mar.

Horário de Funcionamento: Segunda a sábado, de 09h às 21h; Domingo: 14h30 às 20h30

 

Centro de Turismo

Centro de Turismo

Foto: Somos Vos

Instalado na antiga Cadeia Pública, o mercado reúne mais de cem lojinhas de artesanato, além de dois museus: o de Minerais e o de Arte e Cultura Populares.

A Emcetur, como é conhecida, dispõe 105 quiosques de artesanato e produtos típicos, como licores e doces.

Horário de Funcionamento: Segunda à sexta, de 08h às 18h; sábado, de 08h às 14h

 

Feirinha da Avenida Beira Mar

Feirinha da Avenida Beira Mar

Quem não gostaria de fazer compras ouvindo as ondas do mar? Todos os dias, a partir das 17h, mais de 600 barraquinhas são montadas no calçadão da Avenida Beira-Mar, na altura da Praia do Meireles. Roupas, artesanato, cachaças, castanhas de caju e rapaduras são vendidos a bons preços. Tem lembranças para todos os gostos e bolsos.

Horário de Funcionamento: Todos os dias de 17h às 24h.

 

Mercado Central

Mercado Central

Foto: Instituto Pinheiro

O Mercado Central de Fortaleza é o maior mercado do nordeste! Lá você encontra artigos em couro, rendas e bordados em roupas e em peças de cama, mesa e banho, rendas de bilro, camisetas, lembrancinhas, bijuterias e artigos de decoração. Os produtos regionais como cachaça, licores, castanha e doce de caju, também estão, à venda mercado. Restaurantes oferecem comidas típicas nordestinas.

Horário de Funcionamento: Segunda à sexta de 08h às 18h, sábado de 08h às 16h e domingo de 08h às 12h

 

Avenida Monsenhor Tabosa

 Avenida Monsenhor Tabosa

Não é exatamente uma feira, tampouco um mercado, mas sim uma rua turística voltada para compras. Confecção, sapatos e artesanato foram os primeiros produtos comercializados, se tornando o carro-chefe do comércio. Fortaleza é o 5º maior pólo de moda do Brasil e na avenida, as mais importantes marcas locais fazem presença. Bordados, rendas e peças em cambraia com preços convidativos também explicam o sucesso. Atualmente, a avenida conta com mais de 450 lojas, divididas entre marcas locais e nacionais.

Horário de Funcionamento: Segunda à sexta de 09 às 18h; sábado de 09 às 12h.

 

Anote essas dicas para levar um pouco do Ceará na sua bagagem. Aproveita e já programa essa viagem. E vá de ônibus!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros